Dia Internacional da Igualdade Feminina
Nessa terça-feira será comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina. Marcando o advento da mulher cívica, a data faz com que vejamos o avanço da mulher perante a sociedade. Essa data é resultado de algo que vem sendo buscado a décadas, mostra a determinação feminina que se impôs na sociedade, conquistando espaço, direitos e liberdade.
No Brasil, desde meados da década de 1980, foram criados: delegacias especiais de atendimento à mulher, centros de saúde para dar atenção a mulheres vítimas de violência física e abrigos destinados a mulheres que sofrem violência doméstica.
As mudanças nas leis brasileiras revelam o crescimento pelo respeito às mulheres, na medida em que estas foram se fazendo presentes, de forma cada vez mais marcante, até atingir o nível atual de igualdade de direitos e deveres legais entre homens e mulheres.
A manutenção e o avanço desses serviços, porém, exige um esforço permanente do movimento de mulheres junto ao Estado e à sociedade internacional, visto que valores machistas ainda resistem às mudanças. Um longo caminho já foi percorrido, porém não significa que essa igualdade está totalmente presente. Ainda há casos de preconceito, desprezo e violência contra o gênero feminino.
26 de agosto, Dia Internacional da Igualdade Feminina
Blog Beijo Pintado ©. Todos direitos reservados. Desenvolvido por WebPic Sites