06 Mai 2021

 MÃES QUE TRABALHAM DENTRO E FORA DE CASA

 

Ser mãe é uma grande dádiva de Deus, mas conciliar filhos e carreira é sempre um desafio. Muitas mães se sentem culpadas ou não acham que são boas mães por deixarem os seus filhos aos cuidados de outras pessoas.

Porém um estudo realizado por pesquisadores da Harvard Business School mostrou que as filhas de mães que trabalham fora geralmente apresentam um desempenho melhor em suas carreiras do que as filhas de mães que ficam em casa. O estudo ainda traz mais uma boa notícia: os filhos das mães que trabalham fora acabam tão felizes na vida adulta quanto os filhos de mães que ficaram em casa.

Um grande alívio para as mães que precisam trabalhar para sobreviver ou simplesmente por escolherem essa opção.

 

         

 

Razões para trabalhar

Mais de 50% das mães com bebês ou em idade pré-escolar trabalham fora de casa. A razão principal para o trabalho é a necessidade financeira. Algumas mães retornam ao trabalho por gostarem ou precisarem estar atualizadas na carreira.
Não há resposta fácil ou correta para a questão de decidir retornar ou não ao trabalho. A decisão pode ser tomada com base em cada circunstância particular. As crianças podem ficar bem de qualquer maneira. As necessidades familiares e segurança financeira são as verdadeiras considerações.

 

Vantagens e desvantagens para a criança

Se puder contratar uma pessoa que possa fornecer educação ao cuidar de seu filho, não há evidências de que seu retorno ao trabalho irá causar dano ao seu filho. Crianças cujas mães trabalham fora de casa podem apresentar um desenvolvimento emocional tão bom quanto as outras crianças. Os benefícios para a criança da mãe que trabalha fora incluem aumento de independência, responsabilidade e maturidade. Crianças pequenas de mães que trabalham, muitas vezes tem mais oportunidade de aprender a confiar em outros adultos e a negociar melhor com igualdade.

 

            

 

Já as mães que trabalham em casa têm um desafio maior: cuidar da família e ser produtivas ao mesmo tempo. Parece maravilhoso fazer atividades de trabalho em casa, mas é uma tarefa muito complexa. Se você deseja começar ou se já trabalha à distância, deve saber que o segredo é a disciplina.

É muito difícil não se distrair com família, redes sociais e arrumação da casa. Tudo isso já é uma grande responsabilidade, que dobrará de tamanho com a atividade profissional. Mas tudo é possível quando estabelecemos metas e estratégias para realizar as tarefas.

 

  • Crie horário (Defina um horário para começar e finalizar seu trabalho)
  • Imponha alguns limites (Ensine os seus filhos a respeitar seu momento de trabalho.)
  • Peça ajuda caso necessário (Se estiver sobrecarregada contrate alguém para cuidar dos seus filhos.)
  • Priorize o seu tempo de descanso ( Uma mãe empreendedora também sabe quando deve recarregar suas baterias.)

 

Ainda que seja difícil separar o perfil profissional e as obrigações de mãe, é possível. Lembrando, mais uma vez, que o segredo é a disciplina e a gestão adequada do tempo. Cuide sempre do seu bem-estar para ser uma empresária de sucesso e uma mãe feliz.

 

Veja o estudo na integra: https://hbswk.hbs.edu/item/kids-of-working-moms-grow-into-happy-adults

 

Bibliografia:

http://www.realmaternidade.com.br/2018/08/13/filhos-de-maes-que-trabalham-fora-se-tornam-adultos-felizes/

https://leiturinha.com.br/blog/maes-que-trabalham-fora/

https://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3361/-1/conselhos-para-as-maes-que-trabalham-fora-de-casa.html

https://soumamae.com.br/8-dicas-para-maes-que-trabalham-em-casa/

Blog Beijo Pintado ©. Todos direitos reservados. Desenvolvido por WebPic Sites