🗣️ DICA DA SEMANA 📣
Você sabe precificar o seu produto?
Você sabe se está tendo lucro ou prejuízo ao formar o preço do seu produto?🤑
A precificação de produtos é uma ação muito importante para assegurar que seu negócio permaneça no mercado. Por conta disso ela envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. É importante lembrar que um preço errado pode colocar seu negócio em risco, e por este motivo, precificar é uma parte essencial.
O preço tem um peso estratégico em qualquer negócio e você pode ajustá-lo para melhorar suas vendas e faturamento de imediato, assim aumentando a participação do seu negócio no mercado e ainda reagindo a estratégias dos seus concorrentes.
O valor de um produto não pode ser tão alto ao ponto de desestimular a compra, mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro. Ou seja, deve ser atrativo para os seus clientes, equilibrar as despesas do negócio, estar na média dos preços de mercado e atingir o lucro desejado.
Hoje nós iremos falar de 5 passos para você precificar o seu produto corretamente.
1. Calcule o custo por unidade
Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do seu produto? Esse dado é fundamental para todos os outros passos se você quiser precificar corretamenteo seu produto.
2. Contabilize as despesas
É preciso visualizar as despesas do seu negócio, assim definindo os custos fixos e custos variáveis.
Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda. Exemplo: gastos com emissão de um boleto
Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Exemplo: folha de pagamento.
3. Respeite a margem
Ao definir uma margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Caso você tenha definido um ganho sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia tenha que ser modificada. Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.
4. Entenda e conheça o MARKUP e a MARGEM DE LUCRO
Há muitos empreendedores que nunca ouviram falar em MARKUP e ainda aqueles que confundem o termo com margem de lucro:
Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.
Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.
Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples.
5. Estude o mercado
É necessário realizar uma pesquisa minuciosa dos seus concorrentes que estão no mercado antes de precificar, assim sabendo por quanto vendem, por quanto e para quem. Nessa pesquisa, você pode descobrir que o seu valor de venda está muito acima ou muito abaixo do mercado. Se isso acontecer, analise com calma a situação, já que você pode ficar com o estoque parado caso não venda o previsto. Por isso, se tiver uma margem alta, considere uma redução do valor.
Gostou das nossas dicas?
Preparamos vídeo super completo no nosso canal do youtube com o Passo a Passo para te ajudar a entender como funciona a precificação de produtos. Neste vídeo abordamos as seguintes temática:
⭕ Conhecer os gastos fixos e variáveis do seu negócio;
⭕ Entender o que é margem de contribuição;
⭕ Calcular o Markup e a partir dele saber o preço de venda do seu produto;
⭕ Estudar o mercado e a concorrência;
⭕ Encontrar o ponto de equilíbrio operacional;
⭕ Os benéficos de ser MEI?
Acesse o link e confira: https://youtu.be/fs3Vq7cm_-Y
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: www.sebrae-sc.com.br/blog/passos-para-precificar-um-produto
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