13 Jan 2022

  🗣️ DICA DA SEMANA 📣

Você sabe precificar o seu produto?


Você sabe se está tendo lucro ou prejuízo ao formar o preço do seu produto?🤑

 

A precificação de produtos é uma ação muito importante para assegurar que seu negócio permaneça no mercado. Por conta disso ela envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. É importante lembrar que um preço errado pode colocar seu negócio em risco, e por este motivo, precificar é uma parte essencial.

O preço tem um peso estratégico em qualquer negócio e você pode ajustá-lo para melhorar suas vendas e faturamento de imediato, assim aumentando a participação do seu negócio no mercado e ainda reagindo a estratégias dos seus concorrentes.

O valor de um produto não pode ser tão alto ao ponto de desestimular a compra, mas deve ser alto o suficiente para gerar lucro. Ou seja, deve ser atrativo para os seus clientes, equilibrar as despesas do negócio, estar na média dos preços de mercado e atingir o lucro desejado. 

Hoje nós iremos falar de 5 passos para você precificar o seu produto corretamente.

                   

1. Calcule o custo por unidade

Quanto você gastou para produzir ou comprar cada unidade do seu produto? Esse dado é fundamental para todos os outros passos se você quiser precificar corretamenteo seu produto. 

                  

2. Contabilize as despesas

É preciso visualizar as despesas do seu negócio, assim definindo os custos fixos e custos variáveis.

Custos variáveis: são esporádicos e dependem do volume de venda. Exemplo: gastos com emissão de um boleto

Custos fixos: devem ser pagos, não importando o valor do seu faturamento. Exemplo: folha de pagamento.

                   

3. Respeite a margem

Ao definir uma margem para que seu negócio sobreviva, você deve respeitá-la. Caso você tenha definido um ganho sobre o custo de cada item, atenha-se ao plano na hora de precificar, a não ser que a estratégia tenha que ser modificada. Se um item dá prejuízo, não adianta mantê-lo no estoque. Compre bem, mas venda melhor.

                  

4. Entenda e conheça o MARKUP e a MARGEM DE LUCRO

Há muitos empreendedores que nunca ouviram falar em MARKUP e ainda aqueles que confundem o termo com margem de lucro:

Margem de lucro: é a porcentagem que volta para o caixa quando todos os custos são pagos. Calcula-se subtraindo os custos do preço final do produto.

Markup: é o percentual aplicado aos produtos, ou seja, o lucro desejado.

Sabendo o que esses termos representam para seu negócio, precificar um produto se torna uma tarefa mais simples.

                 

5. Estude o mercado

É necessário realizar uma pesquisa minuciosa dos seus concorrentes que estão no mercado antes  de precificar, assim sabendo por  quanto vendem, por quanto e para quem. Nessa pesquisa, você pode descobrir que o seu valor de venda está muito acima ou muito abaixo do mercado. Se isso acontecer, analise com calma a situação, já que você pode ficar com o estoque parado caso não venda o previsto. Por isso, se tiver uma margem alta, considere uma redução do valor.

 

Gostou das nossas dicas? 

Preparamos vídeo super completo no nosso canal do youtube com o Passo a Passo para te ajudar a entender como funciona a precificação de produtos. Neste vídeo abordamos as seguintes temática:

Conhecer os gastos fixos e variáveis do seu negócio;

⭕ Entender o que é margem de contribuição; 

⭕ Calcular o Markup e a partir dele saber o preço de venda do seu produto;

⭕ Estudar o mercado e a concorrência; 

⭕ Encontrar o ponto de equilíbrio operacional;

⭕ Os benéficos de ser MEI? 


Acesse o link e confira: https://youtu.be/fs3Vq7cm_-Y

Quer saber mais sobre o assunto? Acesse: www.sebrae-sc.com.br/blog/passos-para-precificar-um-produto

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