05 Mar 2022

Mulheres que apoiam mulheres

 

 

No mundo atual, a competição entre mulheres não é uma característica exclusiva de gênero, ao contrário, é uma característica relacionada à escassez. Se a ascensão na carreira para as mulheres é mais difícil que para homens, naturalmente o ambiente competitivo se desenrola.  

Mas como a empatia e a solidariedade fortalece as mulheres?

A  palavra chave é sororidade. A sororidade colocada em prática significa ter empatia com outras mulheres, se colocar no lugar da outra antes de julgá-la, não enxergar uma mulher como rival e prestar apoio em qualquer situação, estendendo uma mão amiga. Ou seja, é a união de mulheres.

A palavra é derivada do latim soror, irmã, que significa irmandade. Em resumo, sororidade é a irmandade entre as mulheres.

Quando falamos em “irmandade”, estamos falando em rede de apoio, e de reconhecermos que, como pessoas sociais, às vezes temos mais semelhanças que diferenças (pessoais). Afinal, crescemos com cobranças e estereótipos que pesam a todas nós, e causam sofrimentos muitas vezes parecidos, né?

Faz muito mais sentido nos vermos como aliadas, e não como inimigas.

 

 

Porque a sororidade é importante?

A sororidade é importante para criar uma rede entre essas mulheres que não tem a quem recorrer diante de algumas situações. Em uma sociedade machista, a luta feminista se fortalece principalmente com o apoio mútuo entre mulheres que juntas são muito mais fortes.

Através da sororidade, podemos repensar a nossa visão e relação com outras mulheres. Não se referindo apenas às suas amigas, familiares e outras mulheres apenas do seu círculo, e sim de ver TODAS as mulheres como dignas de respeito e de apoio quando preciso.

 

 

5 dicas para praticar a soriridade no seu dia-a-dia

Você pode praticar a sororidade com pequenas atitudes no seu cotidiano e inspirar muitas mulheres a sua volta a fazerem o mesmo. Confira 5 dicas para criar esse hábito:

1.   Indique mulheres para vagas de emprego: Conhece uma mulher super competente no que faz? Indique seu trabalho para outras pessoas quando tiver oportunidade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domícílios, as mulheres são a maioria da população brasileira, mas representam 54% do número de pessoas desempregadas. Apenas 37% dos cargos de gerência e direção são ocupados por mulheres no setor privado. No setor público, os números são ainda menores.

2.   Elogie e incentive outras mulheres:

Elogie a capacidade da sua amiga de analisar objetivamente situações. Elogie seus dotes artísticos. Elogie sua sensibilidade.Sua coragem. Sua energia fantástica e contagiante. Seu humor. Seu gosto literário. Sua organização. Suas habilidades no futebol. Enfim, tanta coisa possível! 

Incentive outras mulheres a realizarem seus projetos. Mostre que acredita no potencial delas. Quando entendemos e vivemos a sororidade, vemos na prática como estimular outras mulheres se converte em benefícios a nós mesmas. Quando você fortalece outra mulher, está se fortalecendo também, é fato.

3.Auxilie uma colega de trabalho que está com alguma dificuldade: muitas mulheres relatam que se sentem ameaçadas pelas colegas de trabalho, mas é claro que se você estiver fazendo o seu melhor, não há razões para se sentir assim. O que acontece é que, diante dessa situação, muitas deixam de ajudar as colegas de trabalho e muitas vezes até tentam prejudicá-las. Pense melhor na próxima vez que puder ajudar uma colega de trabalho e faça isso sempre tendo a empatia em mente, um dia pode ser você precisando de ajuda.

4.Ofereça ajuda à uma mãe sozinha em algum lugar: no Brasil, existem milhões de mães solo. Mas sabemos (ou imaginamos) que toda mãe precisa de ajuda em algum momento. Que tal ajudar aquela mãe que está sozinha com seu filho no supermercado, por exemplo? Ofereça-se para segurar a criança enquanto ela tira as compras do carrinho, ou ajude a carregar as compras garanto que já vai ajudar muito!

5.Tenha sempre na bolsa objetos que podem ser úteis: não somente para você. Tenha sempre itens extras, como um remédio para cólica, absorventes. Sempre ofereça caso alguma mulher precise e espalhe esse hábito dentro do seu convívio social.

Lembre-se: Uma mulher sozinha tem poder, mais  mulheres juntas têm um grande impacto impacto. JUNTAS SOMOS MAIS FORTES.

 

Bibliografia

https://www.leticiakawano.com/post/mulheres-que-apoiam-outras-mulheres-s%C3%A3o-mais-bem-sucedidas

https://www.dicasdemulher.com.br/o-que-e-sororidade/

https://herself.com.br/blog/os-10-mandamentos-da-sororidade-como-se-tornar-uma-mulher-que-levanta-outras-mulheres/

Blog Beijo Pintado ©. Todos direitos reservados. Desenvolvido por WebPic Sites